Dicas para ampliar o engajamento com usuários nas redes sociais

Como ampliar a interação e engajamento com os usuários nas redes sociais? Essa é uma pergunta sempre presente na mente dos departamentos de marketing e pessoas ligadas a estratégias de social media nas empresas. Depois de entender a dinâmica dos usuários e definir seu público-alvo, deve-se mapear formas de atrair a atenção e o relacionamento do cliente. Definir tais medidas no início de projetos, quando as empresas ainda não têm amplo conhecimento sobre ações em mídias sociais, pode ser um diferencial para obter sucesso.

A ideia aqui é pontuar algumas iniciativas que podem auxiliar na conquista do engajamento e relacionamento com o cliente. Já frisei no blog a priori que conteúdo relevante, linguagem e dinâmica de atuação são pontos-chave para a estratégia de social media visando o relacionamento com o cliente. Mas quais outras medidas podem proporcionar o aumento da interação deste com a marca/empresa?

Utilizar fotos e vídeos, por meio de integração com canais da empresa no Youtube ou Flickr, ou pelo uso de ferramentas como o Instagram, por exemplo, são maneiras relevantes para atrair a atenção do usuário de redes sociais e acaba por gerar uma interatividade com estes. Estudos apontam que posts com foto ou vídeo podem gerar de 100% a 180% a mais de engajamento do que posts normais.

Usar estratégias de perguntas e respostas representam outra forma interessante para alcançar maior engajamento com os usuários das redes sociais. O conteúdo dessas iniciativas de pergunta e resposta, contudo, devem ser relevante para o usuário. Pedir opiniões dos usuários, ou dicas, sobre determinados temas, fotos, conteúdos, etc, também é um meio que proporciona maior engajamento. O próprio Facebook tem um app voltado para Q&A. O mesmo é válido para o Twitter- , onde podem ser utilizados links para o site da empresa ou para sua página nas outras redes -, Orkut e Google+. Utilizar ações de “completa frase”, do tipo “se eu ganhasse na mega sena, eu compraria______”, é outro artifício que pode resultar na maior interação do user com o perfil/página da empresa.

Lançar mãos de aplicativos customizados – ou até já existentes – para permitir a interatividade do usuário com sua página do Facebook é outra maneira de conquistar maior atenção e relacionamento com os usuários. Mais uma forma de atrair os users e garantir maior engajamento é trabalhar com conteúdos exclusivos para quem é fã de sua página no Facebook, por exemplo. Entretanto, vale ressaltar que essa iniciativa tem que ser muito bem avaliada. Tais conteúdos exclusivos obrigatoriamente têm que ser relevantes para os usuários. Só assim a estratégia surtirá o efeito desejado. Ou seja, somente assim o user perceberá algum valor em ser fã de sua página no Facebook e interagir com ela.

Promoções também podem garantir um maior engajamento, mas devem ser bem trabalhadas para o usuário não fixar seu relacionamento com a empresa na rede social como um forma de apenas obter vantagem que envolva prêmios, produtos, descontos e coisas afins. Ter uma ação dinâmica nas mídias sociais, postar com consistência e periodicidade, e responder prontamente os comentários e interações com o usuário, também são importantantes artifícios para se ampliar o engajamento. Uso de posts com localização e ferramentas de geolocalização integradas aos canais de social media são outras ferramentas que podem elevar a interação com o usuário

Para todas as ações citadas acima refletirem em sucesso, no entanto, é extremamente fundamental que a empresa conheça a fundo seu público-alvo e seus fãs/seguidores. A companhia também deve basear suas estratégias em conteúdos relevantes e ser fonte de informações interessantes para os usuários. Ser transparente também é de suma importância, pois com o atual cenário das comunicações, os usuários têm fontes suficientes para conhecerem a fundo as empresas. Dessa surge outra necessidade: as empresas precisam entender muito bem como os clientes as enxergam e avaliam. E, por fim, é claro, tudo deve ser muito bem planejado antes de ser implantado.

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Sobre victorhalves

Nerd com paixão e colaboração no DNA. Jornalista e estudioso/consultor do meio de colaboração, web, redes sociais e marketing, e como estes assuntos se relacionam .

Publicado em novembro 29, 2011, em Dicas e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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