Facebook supera Orkut em tempo médio de uso no Brasil

O Facebook ainda não ultrapassou o Orkut em número de usuários e nem de visitas no Brasil, mas já passou a ser mais utilizado em termos de tempo por usuário. Isso porque o tempo médio mensal gasto por usuário no Facebook no país superou pela primeira vez, em novembro deste ano, o tempo que o user do Orkut fica on-line por mês na rede social.

No penúltimo mês deste ano, os usuários do Facebook permaneceram online, em média, 20 horas e 59 minutos, enquanto que os users do Orkut navegaram na rede do Google, em média, 19 horas e 59 minutos em novembro, segundo dados da Experian Hitwise. Em outubro tais tempos ficaram em 20 horas e 33 minutos e em 22 horas e 44 minutos, respectivamente. No Twitter, o tempo média mensal gasto por usuário em novembro foi de 14 horas e 26 minutos, enquanto no Google+ totalizou 5 horas e 33 minutos, e no LinkedIn, 7 horas e 11 minutos. Esse maior tempo de uso do Facebook em relação ao Orkut é uma tendência e essa diferença deve aumentar nos próximos meses. Isso ocorre por dois motivos. Primeiro, devido ao avanço no número de usuários do Facebook, fato que permite uma maior interação e relacionamento entre os users, o que repercute em maior tempo de uso. Segundo, devido a serviços e aplicativos existentes dentro do Facebook, em número cada vez superior, que acabam por prender mais o usuário na rede.

No que tange a audiência, entretanto, o Orkut manteve a liderança no Brasil, respondendo por 35,44% de todas visitas realizadas nas redes sociais. Tal parcela representou queda de 2,97 pontos percentuais em relação aos 37,41% de outubro, e de 21,96 pontos percentuais na comparação com novembro de 2010. O Facebook fez o caminho inverso e sua representatividade cresceu 2,18 pontos percentuais ante outubro e 24,13 pontos percentuais frente a novembro de 2010, alcançando 29,68% no mês de novembro deste ano no país.

O Youtube apareceu no terceiro lugar do ranking de share de visitas em novembro, com participação de 18,26%. Já o Twitter ocupou o quinto lugar em audiência, respondendo por apenas 2,47% do total. Entretanto, essa participação do Twitter é impactada pelo fato de grande parte dos acesso à rede de microblog ser realizado por meio de aplicativos móveis ou aplicativos como Tweetdeck, HoostSuite e Seesmic.  O LinkedIn, por sua vez, figurou somente na 14ª posição, com 0,18% de market share de visitas a redes sociais no Brasil.

Sobre victorhalves

Nerd com paixão e colaboração no DNA. Jornalista e estudioso/consultor do meio de colaboração, web, redes sociais e marketing, e como estes assuntos se relacionam .

Publicado em dezembro 20, 2011, em Análise, Mercado e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário